O comprimento certo de saias e bermudas

Com o verão se aproximando e as temperaturas indo às alturas, vai batendo a vontade de usar roupas cada vez mais curtas (compreensível, né?). Mas e no trabalho? A gente arrisca ou morre de calor? Qual o comprimento certo de saias e bermudas no escritório?

Eu sempre faço questão de reforçar que cada ambiente de trabalho é diferente um do outro e que é possível ser profissional e estar bem vestida tanto em escritórios casuais quanto naqueles mais conservadores – é só saber se adequar. Mas uma constante em (quase) todos os locais de trabalho é o não às roupas curtas. Reza a lenda que a eterna ícone da moda Coco Chanel pedia às suas clientes que se ajoelhassem em seu atelier, onde o tecido tocasse o chão seria a altura em que ela costuraria a barra.

Coco Chanel em seu atelier

Coco Chanel ajusta a saia de uma cliente em seu atelier

Para que o look seja profissional é preciso manter as barras de saias, shorts e bermudas mais próximas do chão que do seu umbigo! Brincadeiras à parte, vamos ver quais são os tamanhos ideais?

Comprimento mínimo

saia acima do joelho trabalho

Quando eu era novinha, meu pai costumava brincar que “estava faltando meio metro de pano” toda vez que eu inventava de usar alguma coisa curta. Hoje em dia, de vez em quando olho para alguma mulher indo para o trabalho e penso “está faltando um palmo de tecido nessa saia”. Isso porque muita gente acha que estando abaixo do meio da coxa já está bom, mas não é bem assim. O comprimento mínimo de saia para o trabalho é na altura do joelho, entende-se por isso no máximo 4 dedos acima do joelho. Lembrando que as saias geralmente “sobem” quando nos sentamos, então faça o teste antes de sair de casa para não ficar desconfortável depois.

Comprimento alongador

comprimento saia no joelho trabalho

O nosso olhar é naturalmente atraído para os limites das roupas (barras, punhos, cós, golas, etc), portanto onde a barra está no comprimento da sua perna é extremamente importante para saber se a ideia geral vai ser de pernas mais longas ou mais curtas, mais gordas ou mais finas. Se a saia ou bermuda fica na altura da dobra do joelho (parte mais fina da perna, dá pra ver direitinho quando olhamos por trás), o olhar é direcionado para lá, alongando e afinando a silhueta – e você não vai ficar com a impressão de que as coxas são muito grossas ou o quadril muito largo.

Comprimento Midi

saia midi para o trabalho

As saias midi voltaram à moda, o que é uma beleza, já que esse comprimento deixa os looks bem românticos e ladylike. É bom também para quebrar a monotonia das saias lápis e retas e dar um ar moderno e diferente às suas produções para o trabalho.

Comprimento Longo

saia longa para o trabalho

Outro comprimento que alonga é o que vai até o pé. E dá para usar saia longa no calor sim, é só optar por cores mais claras e tecidos mais leves.

Agora não dá mais para errar, né?

Anúncios

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s