Normcore: Você conhece essa moda?

Moda hoje em dia é quase sempre sinônimo de excesso. Com a democratização da internet e a proliferação de blogs e fotógrafos de street style, muitas pessoas exageram no estilo pessoal em busca de se diferenciar e chamar atenção. Anna Dello Russo é um exemplo recorrente. A editora da Vogue Japão já saiu até com melancia na cabeça, literalmente:

Anna dello russo exagero fashion

 

Mas como o universo fashion também é feito de ciclos, uma tendência contrária à pavonização das pessoas também vem ganhando cada vez mais força: o normcore. O nome é uma junção das palavras “normal” e “core” (do inglês, centro), ou seja, uma moda que se centra no normal. O conceito ainda não está muito claro, há quem diga que normcore é uma ausência de preocupação com estilos e tendências. Outras pessoas afirma que é uma preocupação com o conforto antes de tudo. Na verdade, o termo,  criado pela empresa K-hole (de pesquisa de mercado), diz respeito a pessoas que não seguem tendências e não usam algum produto simplesmente porque está na moda, mas que compões seu guarda-roupa com itens que gostam e se sentem confortáveis.

Fotos do estilo normcore

Fotos do estilo normcore pelo fotógrafo Jason Lloyd-Evans

Pessoalmente, eu gosto de um glamour e apesar de não seguir todas as tendências, gosto de usar coisas que estão na moda de vez em quando. Mesmo assim, achei o normcore uma ótima inspiração para o trabalho. Até porque ninguém aguenta ir trabalhar todos os dias em um scarpin chiquérrimo e seria bom conseguir montar um look para o batente com tênis, por exemplo.

Normcore para o trabalho: alfaiataria + tênis.

Normcore para o trabalho: alfaiataria + tênis.

Então seguem as dicas para usar a tendência (que ironia) e montar looks confortáveis para o trabalho (e a vida):

– Seja discreta: Uma das coisas mais importantes sobre o estilo normcore é manter a discrição. Não olhe o que está na moda e procure aquelas peças que você já tem e ama usar (sem olhar para a marca). Seja confiante e não aposte em nada que chame muita a atenção, complicado, brilhante ou com muitos detalhes.

Leandra Medine Normcore

A blogueira Leandra Medine com look Normcore

–  Aposte em cores neutras: Quer mais normal que cores neutras? Aposte no preto, branco, bege e marrom, de preferência de materiais mais naturais, como o algodão. O lado bom é que cores neutras combinam muito bem entre si, então fica fácil montar os looks. Lembrando que neutro não precisa ser chato: uma peça listrada pode dar um charme a mais sem sair da paleta de cores.

Normcore: cores neutras e listras

Normcore: cores neutras e listras

– Não tenha medo do básico: Se você é daquelas pessoas que só usam camisetas e jeans o tempo todo, você já pode estar dominando esse jeito de se vestir sem saber! O simples é, naturalmente, elegante. Jeans, calças de algodão, peças lisas, tênis, camisetas brancas, e por aí vai, são indispensáveis.

Normcore na passarela

Normcore na passarela

E aí, gostaram?

Anúncios

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s